Cova do Vapor - Escola de Windsurf - elisiario.com

Go to content

Main menu:

Cova do Vapor

Spots

A Cova do Vapor é uma das praias com melhor acesso ao windsurf no Rio Tejo, tal como a Ponta dos Corvos.
Situado no Concelho de Almada, Freguesia da Trafaria, este Spot fica a apenas 9 km de Lisboa, fazendo-se o acesso à água por uma pequena praia voltada para o rio orientada para Norte.
É uma excelente praia para todos os níveis, se bem que é aconselhável a sua utilização 2 a 3 horas antes e após a baixa-mar uma vez que o fundo raso aumenta a segurança e facilita a prática a todos os níveis de praticantes.
Com a maré cheia a praia fica muito pequena e no caso de existir sweel grande no mar, o mesmo pode conseguir entrar também nesta pequena praia fluvial.
Como esta praia fica encostada à foz do Tejo é necessário acautelar os bordos a fim de evitar que as fortes correntes ao largo possam dificultar o regresso para a praia.
Com ventos NW, N e NE os bordos podem ser feitos paralelos à praia e junto a terra. Apesar de serem os ventos mais seguros, se forem muito fortes provocam muita mareta (ondulação de vento) que dificulta a prática dos iniciantes, excepto com a maré-baixa.
No Inverno os Lestes são os melhores ventos naquele spot, soprando mais forte em especial pela manhã.
Na Primavera os Oestes também podem funcionar muito bem, mas é preciso ter atenção com a ondulação grande vinda do mar associada normalmente a esta direcção de vento.

 

Subscribe to our mailing list

Back to content | Back to main menu